Arraial Lisboa Pride 2020, evento que estava previso se realizar durante o mês de Junho no Terreiro do Paço, em Lisboa, foi cancelado devido à pandemia COVID-19. No seguimento do cancelamento da 24ª Edição do Arraial Lisboa Pride, a ILGA Portugal procurará marcar o Mês do Orgulho de forma criativa em Portugal, e irá aliar-se ao Global Pride 2020, um evento online no dia 27 de junho. O Arraial Lisboa Pride fica marcado para 2021 com a celebração do 25º aniversário da Associação ILGA Portugal.
Comunicado: Cancelamento do Arraial Lisboa Pride
Dado o atual contexto de saúde pública associado à pandemia COVID-19, reforçado pela renovação do estado de emergência pelo Governo, a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo –, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC Cultura em Lisboa, tomou a difícil decisão de cancelar a 24ª edição do Arraial Lisboa Pride, o maior evento de visibilidade e orgulho LGBTI do país, previsto este ano para o dia 27 de junho.
A Associação traçou um conjunto de cenários que tiveram em conta não só a saúde e segurança dos milhares de pessoas que participam anualmente neste evento integrado na programação das Festas de Lisboa, como também a limitada capacidade de ação de todas as parcerias e apoios envolvidos, concluindo que este ano a realização do Arraial Lisboa Pride seria incompatível com o momento em que vivemos, mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de pessoas infetadas, na linha do comunicado pela Câmara Municipal esta semana.
“Imaginar 2020 sem um evento que é sinónimo de igualdade, felicidade, liberdade, diversidade e que congrega em si todo o acumular de conquistas legais e sociais em torno dos Direitos Humanos pessoas LGBTI deixa-nos com um sentimento de profunda tristeza, que sabemos ser partilhado pelas mais de 75.000 pessoas que também se celebram no Arraial Lisboa Pride. No entanto, a sua manutenção este ano seria irresponsável do ponto de vista da sustentabilidade organizacional e saúde pública”, lamenta Ana Aresta, Presidente da Direção da ILGA Portugal. “Esta é a altura de nos dedicarmos à essência do trabalho da Associação que é garantir a proteção das pessoas LGBTI e das suas famílias num contexto em que o confinamento pode provocar situações de maior silenciamento, exponenciar questões de saúde mental e aumentar casos de violência intrafamiliar e na intimidade”, reforça.
Apesar da consternação da ILGA Portugal pelo cancelamento de um evento que se realiza ininterruptamente há mais de 20 anos e que tem sido determinante para a construção da visibilidade e empoderamento das pessoas LGBTI e das suas famílias em todo o país, esta alteração permitirá à Associação canalizar todos os seus esforços e recursos de modo a reforçar a rede de serviços e apoios essenciais à população e famílias LGBTI, garantindo a manutenção das responsabilidades políticas, sociais e comunitárias da ILGA Portugal.
Em pleno estado de emergência, a Associação mantém ativos os projetos e serviços prestados à população LGBTI e suas famílias, nomeadamente os Serviços de Apoio Psicológico, Apoio Jurídico, Integração Social, Apoio à Vítima e ainda a Linha LGBT, em formato de atendimento digital. Os Grupos de Encontro e Partilha para mulheres lésbicas ou bissexuais, pessoas trans, não-binárias ou em questionamento identitário e homens gays ou bissexuais aumentaram a sua periodicidade, reunindo-se agora em formato virtual.
No seguimento do cancelamento da 24ª Edição do Arraial Lisboa Pride, a ILGA Portugal procurará marcar o Mês do Orgulho de forma criativa em Portugal, e irá aliar-se ao Global Pride 2020, um evento online que no dia 27 de junho irá celebrar o orgulho e a igualdade por todo o mundo. Reforçar os laços online e manter todas as futuras oportunidades de união pós COVID-19 são vários dos compromissos da Associação para combater o isolamento estrutural comummente associado à população e famílias LGBTI.
2020 revela-se um ano cheio de desafios, mas a Associação garante já estar a planear a edição de 2021 para que seja plena de diversidade e liberdade numa celebração de todos os afetos e de todas as expressões e identidades.
De igual modo, também a CML reiterou o seu empenho em voltar a ter, em segurança, o Arraial Lisboa Pride no próximo ano.
“Lisboa é uma cidade tolerante e que está na linha da frente contra todas as formas de discriminação. Uma cidade que se orgulha de acolher esta festa que já é também ela uma marca das Festas de Lisboa” refere Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Não poderíamos deixar de agradecer às entidades e instituições parceiras, artistas, pessoas voluntárias, bares, pequeno comércio, artesanato, apoios, patrocínios e pessoas aliadas que têm contribuído não só para a sustentabilidade do trabalho político, social e comunitário da associação, como também para a concretização do Arraial Lisboa Pride e demais eventos da associação, e que neste momento se encontram também em grande situação de instabilidade e incerteza. Tem sido maravilhoso trabalhar convosco. Espera-nos um futuro cheio de novas sinergias”, conclui Ana Aresta.
Em 2021 a Associação ILGA Portugal irá celebrar 25 anos de formalização e registar duas décadas e meia trabalho em prol do reconhecimento dos Direitos Humanos das pessoas e famílias LGBTI em Portugal.
Programação do Arraial Lisboa Pride 2019 | |
16h00 Rosa Y Tigra + Lava Gull 17h15 Mariño & Kiko 18h15 Cumbadélica Beatriz Gosta 19h30 Da Chick 20h45 Hucalicious |
22h00 Finalmente Club apresenta Lugar às Novas (estrelas) 00h00 Johnny Hooker 01h15 Batida DJ 02h15 Aurora Pinho 03h00 Sonja |
Cartaz do Palco Principal do Arraial Lisboa Pride 2018 | |
Afonso Peixoto Casadocais Coro Colegas Fado Bicha Bill Onair Mag |
Mr Mitsuhirato Deborah Kristal & Sylvia Koonz (Miss Drag Lisboa) Non Stop Thug Unicorn Violet |
Leave a Reply